Conheça os benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco tem algumas vantagens, mas como todo chá de ervas tem suas contra indicações. Na verdade existe uma flor chamada hibisco e é dessa flor depois de desidratada que se faz o chá.

Chá de hibisco

O chá de hibisco contém grande quantidade de antioxidantes e isso ajuda o organismo a eliminar os chamados radicais livres, que são substâncias que atingem as células, danificando-as e também o DNA contido em seu interior. 

Benefícios do chá de hibisco 

O chá de hibisco ajuda a diminuir a pressão sanguínea alterada, ou seja, ajuda pessoas que sofrem de hipertensão. São necessárias apenas três xícaras de chá de hibisco por dia para obter uma melhora significativa, e ainda prevenir doenças cardíacas e dos rins.

Chá de hibisco - flor

Cuidado! O chá de hibisco deve ser feito com o hibiscus sabdariffa, uma florzinha pequena e com cálice roxo. O outro hibisco é maior e parecido com uma flor de ipê, conhecida também por vinagreira. Sua cor é geralmente rosa escarlata e serve apenas para ornamentação. O cultivo do hibiscus sabdariffa é um pouco mais difícil, mas trás resultados satisfatórios no final.

Chá de hibisco - xícara

O chá de hibisco é rico em uma substância chamada antocianina da família dos flavonóides, tendo assim os mesmo princípios terapêuticos do vinho, mas com a vantagem de não conter álcool nem a fermentação alcoólica que tem no vinho. Com muitas outras substâncias como ácido tartárico, malaico, sitosterol etc. O chá de hibisco trás muitos benefícios à saúde e ao organismo, além do equilíbrio do metabolismo.

Chá de hibisco - flores

Esse chá de hibisco também ajuda a emagrecer se tomado meia hora antes de cada refeição. Lembrando que você deve dar um intervalo de pelo menos 5 horas entre cada refeição. Mas isso é outra história, que estaremos tratando em outro post, não perca!