Tudo o que você precisa saber sobre pomada cicatrizante

Cicatriz não é nada legal! Porém é inevitável  após alguma lesão na pele. É aí que entra a pomada cicatrizante! Ela é imprescindível na hora da recuperação de uma lesão de pele, seja por trauma ou incisão cirúrgica.

Pomada cicatrizante - Bephantene

Temos que ter muito cuidado na hora de adquirir uma pomada cicatrizante, pois existem várias e com efeitos diferentes. Para entendermos o efeito de cada pomada precisamos entender um pouco sobre o maior órgão do nosso corpo, a pele.

Em nossa pele existem algumas substâncias naturais que ajudam na cicatrização. Porém pode ocorrer um desequilíbrio dessas substâncias no caso de infecção ou inflamação na lesão. O processo de cicatrização ocorre pela produção de colágeno. Quando há um desequilíbrio, esse colágeno pode tanto ser produzido lentamente, deixando a lesão suscetível às bactérias, quanto rápido demais causando uma cicatriz de excesso conhecida por quelóide.

Pomada cicatrizante - Bacitracin

É nesse momento que a pomada cicatrizante, pode vir à tona. De certa forma essa pomada ajuda no equilíbrio do processo cicatrizante da pele, fazendo com que não haja excesso de pele nem a falta dela. 

Pomada cicatrizante, conheça algumas 

Vamos falar de alguns tipos de pomadas, por exemplo, para as queimaduras têm uma pomada específica que ajuda o processo de regeneração da pele. É a nitrofurasona, rica em colágeno. Para a acne existe uma pomada chamada Bactroban, contêm bactericidas e antiinflamatórios. Essa pomada não é à base de vaselina, portanto não é oleosa. Existe ainda a Nebacetim, conhecida popularmente por neomicina, é uma pomada antibiótica muito usada na recuperação de cicatrizes com inflamação, como na  colocação de piercing, nas cirurgias e outros.

Pomada cicatrizante - Nebacetin

Pomada cicatrizante - Bepantol

Uma pomada, porém está sendo usada por muitas mulheres como base para maquiagem. A Bepantol, uma pomada com efeito cicatrizante e analgésico para uso exclusivo em lesões, está servindo de batom por causa do efeito gloss e por hidratar os lábios. O grande problema é o uso desnecessário desses corticóides, pois sabemos que não fazem bem ao corpo se usados excessivamente.